Sabão-champu para cabelos oleosos

A petición popular se añade este hilo para tratar de los productos para el cabello.
Responder
Avatar de Usuario
Lucialima
forof@
Mensajes: 238
Registrado: 13 Oct 2012 13:02
Ubicación: Lisboa

Sabão-champu para cabelos oleosos

Mensaje por Lucialima » 23 Ene 2013 00:00

Gente linda,

Fiz uma sabão muito simples para funcionar como champu sólido para cabelos oleosos. É a minha primeira tentativa de fazer um champu, e como não tenho muitos ingredientes disponíveis, optei pelo mais simples dos simples. Não se compara aos vossos sabões, mas à medida que ganho prática, vou podendo investir em ingredientes mais luxuosos.

Ainda não tenho fotos dos sabões, coloco-as aqui assim que puder.

Os valores são:
Azeite de oliva: 682 gr
Argila verde: 20 gr
Infusão de urtigas: 194,4 gr
Soda cáustica: 91,5 gr
SE: 1%, Concentração: 32%
Iodo: 82
Dureza: 48
Bolhas: 41
Persistência: 40
Limpeza: 49
Condicionamento: 48

Pincha aquí para ver la fórmula en la calculadora


Eu sei que o valor das bolhas e da persistência são muito baixos, mas neste momento, esse é o factor que menos me interessa neste sabão. Agora quero livrar-me dos champus comerciais, depois com a prática hei-de fazer champus dignos dos meus belos cabelos... :lol:

Se quiserem, podem dar a vossa opinião e críticas honestas e construtivas.

Obrigada por lerem. Tenham uma excelente noite!

:beso: :beso:
Avatar de Usuario
Mapamonte
permanente
Mensajes: 725
Registrado: 24 Nov 2011 15:33
Ubicación: Peñalolen, Santiago de Chile
Agradecimiento recibido: 4 veces

Re: Sabão-champu para cabelos oleosos

Mensaje por Mapamonte » 23 Ene 2013 03:02

Hola, bien... tu jabón-shampoo es un castilla, al que le has agregado la arcilla verde, en mi opinión no está nada mal, pero es importante que lo dejes curar bastante, ojalá 2 meses y más, que es cuando los castilla funcionan mejor. Ahora como dices que es para pelo graso, creo que lo mejor es dejar el sobrengrasado en 0% (aunque 1% igual está bien, muy poca diferencia) y lo ideal es que lleven algún aceite que te de más limpieza, idealmente coco. Si la limpieza te sale mayor al acondicionado no importa, mientras la diferencia no sea demasiado grande ;)
Avatar de Usuario
Carmen
Administrador del Sitio
Mensajes: 4910
Registrado: 04 Jun 2009 19:41
Agradecido : 74 veces
Agradecimiento recibido: 89 veces

Re: Sabão-champu para cabelos oleosos

Mensaje por Carmen » 23 Ene 2013 04:39

El "champú" que uso más a menudo es un castilla de lavar la ropa con un engrasado de -15 y con el aclarado de vinagre puro me queda estupendo (mi cabello no es graso, ni seco; supongo que debe ser eso que dicen "normal"). Quiero decir con esto que cada uno tiene que ir probando lo que le va mejor aunque a otras personas les vaya de lo peor.

Si vas a hacer este jabón-champú para probar cómo le va a tu cabello, creo que deberías hacer menos cantidad. Casi un kilo de champú... es muchísimo, ¿no?

Ya nos contarás cómo te ha ido.
Avatar de Usuario
Lucialima
forof@
Mensajes: 238
Registrado: 13 Oct 2012 13:02
Ubicación: Lisboa

Re: Sabão-champu para cabelos oleosos

Mensaje por Lucialima » 23 Ene 2013 17:05

Obrigada, Mapamonte e CarmenSaal, pelas vossas respostas.

O sabão de coco é um dos que quero experimentar, mas aqui o óleo de coco é muito caro, e ainda não vou arriscar-me a comprar pela net.

Não deixei o SE em 0%, pois tinha receio de usar um sabão com alguma soda cáustica livre; mas agora você, CarmenSaal, surpreendeu-me ao dizer que usa um castela com SE de -15%! :o Acho que primeiro tenho que ver como funciona este sabão de argila antes de experimentar um como o seu.

Pois é, com o entusiasmo de fazer sabão, eu simplesmente abro uma garrafa de azeite, peso o líquido e começo a sabonear... Acho que da próxima vez, tenho que usar metade do peso, pois apesar de até agora os meus sabões terem ficado relativamente bem, quando começar a praticar técnicas mais elaboradas, não poderei usar tanta quantidade, sob pena de desperdiçar produto, caso algo corra mal. Obrigada pela chamada de atenção.

Agora uma foto dos sabões, como prometido:
Sabão-champu de argila e urtiga 7.JPG
Sabão-champu de argila e urtiga 7.JPG (169.16 KiB) Visto 529 veces
Obrigada novamente pelos vossos comentários e sugestões.
:beso:
Responder

¿Quién está conectado?

Usuarios navegando por este Foro: No hay usuarios registrados visitando el Foro y 10 invitados