Sabão de cavalinha com mel e côco

Relativo a los jabones elaborados por el proceso en frío. Jabones realizados sin fuente de calor externa. Experiencias, fórmulas, corrección de errores...
Responder
Avatar de Usuario
Lucialima
forof@
Mensajes: 238
Registrado: 13 Oct 2012 13:02
Ubicación: Lisboa

Sabão de cavalinha com mel e côco

Mensaje por Lucialima » 25 Nov 2012 20:34

Olá a todos!!

A um mês do Natal, fiz mais um sabão, agora para experimentar uma técnica: substituir a água por uma infusão. A infusão é de cavalinha em água destilada (achei que seria melhor que usar água da torneira, mesmo que filtrada), devidamente congelada para que a soda não a altere muito; na traça, que chegou bem depressa, coloquei uma colher de mel puro, não refinado, e uma colher de côco ralado. Agora é ter paciência... Muita... :lol: Quando desmoldar, com certeza partilho as fotos com todos vocês.

Uma excelente semana para todos!!
:beso:
Avatar de Usuario
Lucialima
forof@
Mensajes: 238
Registrado: 13 Oct 2012 13:02
Ubicación: Lisboa

Re: Sabão de cavalinha com mel e côco

Mensaje por Lucialima » 27 Nov 2012 17:07

Caros, eis o meu sabão de cavalinha, mel e côco:
Sabão de cavalinha, mel e coco ralado 2.JPG
Sabão de cavalinha, mel e coco ralado 2.JPG (163.71 KiB) Visto 715 veces
Estou muito contente com ele, está com um toque muito suave.

Apenas tenho duas dúvidas:
- O que poderão ser aquelas manchinhas escuras no sabão do topo superior esquerdo? Será que a soda não dissolveu bem na infusão? Ou a infusão pode provocar esse efeito de manchinhas?
- Tentei aplicar um carimbo, mas a marca ficou algo imperfeita. O sabão tem uma concentração de 28%, foi feita no dia 25 ao fim da tarde (por volta das 18h) e foi desmoldado hoje por volta das 14h. A questão é, para o carimbo ficar perfeito, o sabão teria que ter uma concentração maior ou teria que deixar secá-lo durante mais dias?

Gente linda, obrigada por lerem. Aceitam-se sugestões e críticas construtivas.
:beso:
Avatar de Usuario
jabonosa pilar
Hada Madrina
Mensajes: 13304
Registrado: 05 Feb 2009 21:31
Ubicación: Madrid (España)
Agradecido : 941 veces
Agradecimiento recibido: 2425 veces

Re: Sabão de cavalinha com mel e côco

Mensaje por jabonosa pilar » 27 Nov 2012 17:15

Hmmm que cremoso.

Creo que las manchitas pueden ser de miel; algun puntito no disuelto, supongo

En cuanto a utilizar los sellos, es complicado porque unas veces el jabon está muy blando, otras veces muy duro... tienenes que esperar al momento adecuado, no cambies la concentración.

Creo que hay un tema en el que se habla de esto, espera voy a buscarlo....aqui esta: http://foro.mendrulandia.es/viewtopic. ... los+sellos

Saludos
Avatar de Usuario
Lucialima
forof@
Mensajes: 238
Registrado: 13 Oct 2012 13:02
Ubicación: Lisboa

Re: Sabão de cavalinha com mel e côco

Mensaje por Lucialima » 27 Nov 2012 22:22

Obrigada, Jabonosa, pela resposta.

Eu pensava que as manchas fossem da soda, pois com a infusão congelada, demorou bastante até ter a lixívia pronta, e estava com receio que não tivesse ficado totalmente dissolvida...

Já subscrevi o tema que me indicou, vou lê-lo e aprender algo mais. Muito obrigada pela indicação. E não vou mudar a concentração, não enquanto não estiver segura do que faço...

:beso:
Avatar de Usuario
Ade
Honorable
Mensajes: 1220
Registrado: 18 Ago 2012 18:13
Ubicación: Sada (La Coruña)
Agradecimiento recibido: 3 veces

Re: Sabão de cavalinha com mel e côco

Mensaje por Ade » 27 Nov 2012 22:57

Hola Lucía! Enhorabuena por esos jabones tan bonitos. Las manchas no sé de qué pueden ser, aún soy novata y estoy en periodo de aprendizaje. Pero jabonosa tiene mucha experiencia, así guíate por ella.
Lo de los sellos es un dolor :lol: En los jabones en caliente no he tenido problemas para ponerlo. Pero los jabones en frío se me resisten. De hecho, hoy es la primera vez que consigo poner decentemente un sello en un jabón en frío, y estoy muy contenta de mi logro. Hay que cogerle el punto, pero a veces cuesta. Por eso nos alegramos tanto cuando conseguimos algo más. Es cuestión de ir avanzando poco a poco, pero con paso seguro. Ya verás como irás mejorando la técnica y el tacto.
:beso:
Nos vemos entre la espuma!!
http://adeentrelaespuma.blogspot.com.es/
Avatar de Usuario
Lucialima
forof@
Mensajes: 238
Registrado: 13 Oct 2012 13:02
Ubicación: Lisboa

Re: Sabão de cavalinha com mel e côco

Mensaje por Lucialima » 28 Nov 2012 10:56

Olá, Ade!

Ainda não me aventurei a fazer sabão com o processo a quente, mas se me diz que é mais fácil colocar os selos neles, tenho que experimentar! Parabéns por ter conseguido fazê-lo num sabão de processo a frio, imagino a felicidade de ver uma obra tão perfeita.

Obrigada pelas palavras e pelo apoio.

:beso:
Avatar de Usuario
Saona
Musa jabonera
Mensajes: 1927
Registrado: 23 Feb 2012 11:47
Ubicación: Barcelona
Agradecido : 838 veces
Agradecimiento recibido: 301 veces

Re: Sabão de cavalinha com mel e côco

Mensaje por Saona » 29 Nov 2012 11:26

Se ven cremosísimos!
Las manchitas no será el coco rallado?
Porque de ti volví a aprender lo necesario.
Avatar de Usuario
Lucialima
forof@
Mensajes: 238
Registrado: 13 Oct 2012 13:02
Ubicación: Lisboa

Re: Sabão de cavalinha com mel e côco

Mensaje por Lucialima » 29 Nov 2012 13:38

Obrigada, Saona! Estou louca para experimentá-los! :lol:

É possível que seja o côco, e também é possível que seja o mel. É daquelas experiências em que depois de se fazer o sabão é que ficamos com dúvidas, porque antes nem sabemos bem o que esperar. Mas com a prática e a muita pesquisa a ser feita, vai sendo mais fácil prever os efeitos dos ingredientes que usamos.

:beso:
Responder

¿Quién está conectado?

Usuarios navegando por este Foro: Google [Bot] y 18 invitados