Jabón de Pitanga. Inspirada Por Peña

Relativo a los jabones elaborados por el proceso en frío. Jabones realizados sin fuente de calor externa. Experiencias, fórmulas, corrección de errores...
Responder
Moni
habitual
Mensajes: 428
Registrado: 25 Oct 2010 23:19
Ubicación: Minas Gerais, Brasil
Agradecimiento recibido: 1 vez

Jabón de Pitanga. Inspirada Por Peña

Mensaje por Moni » 29 Nov 2010 13:18

Hace ya una semana que hizo un jabón de Pitanga. Leyendo las cosas que hace Peña y mirando un pié que tengo que estaba lleno de frutitas, me dió las ganas de hacer uno de Pitanga.
Recogi unas frutitas y hizo una papa con ellas. Pincha aquí para ver la fórmula en la calculadora
.
Estoy sin maquina de fotos. Quando consiga una iré ponerla.
Me parece muy suavecito. A ver quando esté completamente curado. Puzo unas gotitas de ae de menta (lo unico que tenia) y huele muy bien. Se quedó rosadito pero se destiñe un poco porque la color és da pitanga. No tienne conservantes porque yo no tengo niguno. Esperar para ver...
En ese blog hay muchas plantas y sus propiedades.http://fitomedicinapopular.blogspot.com/
:beso:
Moni
Edito para coregir algunos errores de la lengua.

Pitanga
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9 ... NzO-Jo8P8w

Frutos e folhagens
FAMÍLIA: Myrtaceae
NOME CIENTÍFICO: Eugenia uniflora L.
NOME POPULAR
Pitangueira, pitanga, pitanga-vermelha; cerejeira-brasileira
PARTE USADA:Fruto e folhas
PRINCÍPIO ATIVO
Carotenóides, sesquiterpenos. Fruto com maior teor documentado de pro-Vitamina A na natureza. contendo em média 1500 IU (Unidades Internacionais) /100 g de fruta.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Previne formação de rugas na pele, eficaz contra o envelhecimento da pele.
INDICAÇÃO
A presença de licopeno em sua composição é responsável pela coloração vermelha intensa da fruta.
O licopeno é um poderoso antioxidante que tem se mostrado muito eficiente no combate a doenças degenerativas, tais como o câncer.

DESCRIÇÃO BOTÂNICA
A pitangueira encontra-se por toda parte do país, espalhando-se desde o Nordeste até o Rio Grande do Sul, ultrapassando fronteiras para chegar até algumas regiões do Uruguai e da Argentina. Á planta pode alcançar até 10 m de altura com tronco irregular, ramificado, de cor avermelhada. Possuem folhas ovais avermelhadas quando jovens e de coloração verde quando adulta, e brilhantes, com aroma característico quando maceradas. Florescem de agosto a novembro.
Árvore
A floração da pitangueira é abundante, branca e perfumada. O fruto é arredondado, achatado nas extremidades com sulcos longitudinais, de coloração vermelha, rubra, roxa, às vezes quase preta, na maturação. O período de frutificação varia de outubro a janeiro.
A palavra "pitanga" vem do tupi-guarani pï'tana, que significa "vermelho"
ORIGEM: Brasil
COMPOSIÇÃO
100 gramas de polpa de pitanga
Calorias......................38 calorias
Proteínas............................ 0,3g
Cálcio................................10mg
Fósforo..............................20mg
Ferro................................2,3mg
Vitamina B2.....................0,03mg
Vitamina C.........................14mg
MODO DE USAR
*De polpa agridoce e perfumada, a pitanga é uma fruta muito apreciada. De sua polpa obtém-se geléias, vinhos, doces e licores.
*Atua contra o envelhecimento precoce da pele
FOLHAS
Contém o alcalóide denominado pitanguina (sucedâneo de quinino); em medicina caseira seus chás e banhos são utilizados para tratamento de febres intermitentes; os chás tem uso contra diarréias persistentes, contra afecções do figado, em gargarejos nas infecções da garganta, contra reumatismos e gota. Dizem, também, o chá ser uma substancia excitante.
Última edición por Moni el 29 Nov 2010 15:32, editado 1 vez en total.
Avatar de Usuario
ciromellado
habitual
Mensajes: 336
Registrado: 20 Nov 2009 04:54
Ubicación: Venezuela-Maracay
Agradecimiento recibido: 2 veces
Contactar:

Re: Jabón de Pitanga. Inspirada Por Peña

Mensaje por ciromellado » 29 Nov 2010 13:28

parece una fruta que aquí en Venezuela se le dice cereza,no se si será la misma fruta.
http://jabonesdeciro.blogspot.com
labetsa

Re: Jabón de Pitanga. Inspirada Por Peña

Mensaje por labetsa » 29 Nov 2010 13:45

...hola Moni!!...quiero ver ya esa foto de tu jabón de pitanga... :beso:
Peña
Honorable
Mensajes: 1515
Registrado: 18 Ago 2009 02:48
Ubicación: Rio de Janeiro,Brasil
Agradecimiento recibido: 14 veces

Re: Jabón de Pitanga. Inspirada Por Peña

Mensaje por Peña » 29 Nov 2010 13:53

Moni,
Que surpresa e que alegria saber que eu te inspirei a fazer o seu sabão de Pitanga. :D
Deve estar maravilhoso com as excelentes propriedades dessa fruta que adoro!
Beijos com carinho e obrigada por sua consideração.
:kiss2:
[color=#4000FF][b]"Flor da Pele - artesanal e natural"[/color][/b]
[url]http://artesanalnatural.blogspot.com/[/url]
Moni
habitual
Mensajes: 428
Registrado: 25 Oct 2010 23:19
Ubicación: Minas Gerais, Brasil
Agradecimiento recibido: 1 vez

Re: Jabón de Pitanga. Inspirada Por Peña

Mensaje por Moni » 29 Nov 2010 14:13

Obrigada a você Peña, que nos mostra que algumas "viagens" são possíveis. E eu adoro. Via minha Avó fazendo sabão e não aprendi porque era muito pequena. E depois de velha :mrgreen: comecei a pesquisar mas aqui não tinha muita informação e eu tinha medo de fazer "de olho"( com razão, ne?). Só depois de Mendrulandia e de ver seus sabões é que criei coragem para aventuras mais radicais :lol: :lol: :lol: :lol: . Da fruta eu não gosto. Nem de pitanga nem de caju. Mas a jabuticaba...

Betsa, así que consiga una câmera, colgo las fotos. Pero está sencillito, quadradito :D .

:beso: Moni
Peña
Honorable
Mensajes: 1515
Registrado: 18 Ago 2009 02:48
Ubicación: Rio de Janeiro,Brasil
Agradecimiento recibido: 14 veces

Re: Jabón de Pitanga. Inspirada Por Peña

Mensaje por Peña » 29 Nov 2010 14:51

Moni,
Quanto aos conservantes, eu costumo usar sempre o extrato de semente de manga.
Ele fica escuro por causa dos taninos mas tem propriedades maravilhosas como conservante.
Dê uma olhada nesse tópico que fala também do extrato de alecrim, que é outra maravilha.
Bjos.

http://foro.mendrulandia.es/viewtopic. ... 187#p47187
[color=#4000FF][b]"Flor da Pele - artesanal e natural"[/color][/b]
[url]http://artesanalnatural.blogspot.com/[/url]
Avatar de Usuario
mayant
Honorable
Mensajes: 1868
Registrado: 18 Sep 2009 18:36
Ubicación: España (Esposo) y México ( Esposa)
Agradecimiento recibido: 4 veces

Re: Jabón de Pitanga. Inspirada Por Peña

Mensaje por mayant » 29 Nov 2010 15:06

Me paren muy buenas sus cualidadas pero viendo la receta creo que es un jabon que tendera ha enranciar por el alto sobreengrasado y su alto indice de yodo ya que no le has puesto ningun conservante esa es mi opinion yo le pondria un poco de coco y de palmiste asi subes la dureza y la persistencia y bajaria el indice de yodo un beso doble :beso: :beso:
Moni
habitual
Mensajes: 428
Registrado: 25 Oct 2010 23:19
Ubicación: Minas Gerais, Brasil
Agradecimiento recibido: 1 vez

Re: Jabón de Pitanga. Inspirada Por Peña

Mensaje por Moni » 29 Nov 2010 15:39

Obrigada Peña. Eu já tinha visto , mas não tive tempo de fazer ainda.
Quando for fazer, se tiver alguma dúvida te falo. :beso:

Hola Mayant.
Como solo tiene aceite de oliva y coco babasú, pienso que no se enrancia.
Quanto a la dureza, a mi me gusta jabones más blandos, suaves, por eso deje baja la dureza. :beso:
Avatar de Usuario
mayant
Honorable
Mensajes: 1868
Registrado: 18 Sep 2009 18:36
Ubicación: España (Esposo) y México ( Esposa)
Agradecimiento recibido: 4 veces

Re: Jabón de Pitanga. Inspirada Por Peña

Mensaje por mayant » 29 Nov 2010 16:11

me gustaria saber mucho en que te basas para llegar a esa conclusion ya que nunca he usado ese tipo de aceite, Soy muy curioso y me gusta saber de cosas que no conozco pero si te puedo decir por esperiencia que con un indice de yodo de 74 tienes muchas posibilidades que enrancie y mas con un sobreengrasado del 12% por eso te hago la pregunta porque no conozco ese aceite y me puede interesar saber mas de el por ejemplo cuanto tarda en caducar y cosas de ese tico color es liquido o duro etc....n Un beso doble :beso: :beso:
Moni
habitual
Mensajes: 428
Registrado: 25 Oct 2010 23:19
Ubicación: Minas Gerais, Brasil
Agradecimiento recibido: 1 vez

Re: Jabón de Pitanga. Inspirada Por Peña

Mensaje por Moni » 29 Nov 2010 16:59

Hola Mayant
Yo tampoco tengo mucha experiencia. Me baso en lo que he leído en el foro. Que el aceite de oliva no suele ranciar http://foro.mendrulandia.es/viewtopic.p ... iva#p13993
:beso:
Responder

¿Quién está conectado?

Usuarios navegando por este Foro: Amazon [Bot], Google Adsense [Bot] y 12 invitados