Zhenia escribió:1º oleato de jazmín. Tengo aprox. 100grs de flores frescas. ¿Tengo que dejar que se sequen?
Eu fiz um oleato com flores de jasmim fescas. Foi o unico que fiz em banho-maria, porque tive receio que se estraga-se. Deixei por umas 2 horas em lume muito baixo e depois deixei ficar numa garrafa por 15 dias e só depois filtrei. O meu não ficou com aroma de jasmim...
Zhenia escribió:2º oleato de hierbabueba. La tengo fresca y seca ¿Cual puede ser mejor?
pode usar das duas, mas se usar fresca precisa de mais quantidade
Zhenia escribió:Otra duda: Los oleatos ¿Quedan igual y con las mismas propiedades al sol durante 40 días que al baño maría en tres horas?
Quando compramos um aceite e quando procuramos informação sobre ele, sempre nos dizem que pressagem a frio é melhor. Neste caso eu penso também assim: a maceração a frio e em sitio protegido da luz, evitará que certos oleos ou outros componentes masi volateis ou mais frageis se estraguem com o calor do fogo, do sol e com a luz solar directa. Conforme a planta o metodo de maceração será mais ou menos eficaz. O metodo que foi indicado aqui com uma primeira maceração em alcool, parece muito interessante e eficaz .
Claro que muitas pessoas discordam, é como diz mendruga
mendruga escribió:Hay todos esos metodos porque como siempre esto del jaboneo admite metódos para todos los gustos, aqui no hay ataduras
Não te prendas a um metodo só. Vai experimentando varios, podes até fazer uma experiencia com pequenas quantidades em metodos diferentes e assim já vês qual te gusta mas.