Lofer,
Estou escrevendo em português para evitar erros de tradução.
Estou fazendo experiências sobre isso também!
Pelo que entendi,o problema está sempre na parte líquida da fruta, que representa a água que facilita a decomposição.
Com certeza esses extratos possuem durabilidade mais curta em comparação com os extratos feitos com plantas secas,mas até agora, os extratos que fiz com frutas secas e com frutas frescas se mantiveram iguais,continuando com a mesma cor, textura, temperatura, enfim tudo igual.
Seguindo com o exemplo do extrato de maçã fresca com a parte líquida e sólida:
Acredito que se fizermos o procedimento correto para executar o extrato glicólico,com todos os cuidados de higiene e proporções corretas, conseguiremos extrair as propriedades dessa fruta que será absorvida pela mistura glicerina+vodka, independente de coarmos ou não o extrato.
Acredito também que de modo geral os extratos são coados para retirar o bagaço que nada tem para oferecer, sendo um composto de fibras,grão,etc já sem nenhuma propriedade a não ser volume que, para mim ,interessa trazendo carga positiva na execução dos sabões.
Com certeza se fizermos extrato glicólico da maçã (seca), estaremos fazendo o extrato pelo modo tradicional e certamente com uma maior durabilidade, mas para isso é necessário antes secar a fruta em pedaços bem finos para depois seguirmos com o procedimento para elaboração do extrato.
Esqueci de comentar que o peso líquido e sólido de cada fruta varia muito, dependendo se a fruta está mais madura ou não, das variações de cada espécie, da região que foi plantada,etc.
Se você tiver alguma dúvida é só falar.
Besos.